Dia Nacional da Mamografia – 5 de Fevereiro

Mamografia impacta positivamente as taxas de sucesso contra câncer de mama.

No Dia Nacional da Mamografia (5/02), a Américas Amigas alerta para a importância do diagnóstico precoce

Instituído há quatro anos por projeto de lei da ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. A data tem como objetivo sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame capaz de detectar o câncer precocemente, um dos pilares de luta da Américas Amigas, organização social que desde 2009 desenvolve diversas ações para reverter a taxa mortalidade pela doença.

Em cinco anos de história, a organização já dou mais de 20 mamógrafos a hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, pretende proporcionar as mulheres brasileiras de baixa renda o acesso aos exames preventivos e, como consequência, possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama, quando a chance de cura é de aproximadamente 95% . “A mamografia é hoje o método mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, portanto, é muito importante ampliarmos o acesso a esse tipo de exame no País, o que consideramos uma chance à vida”, explica Francisca de Paula Harley, presidente da Américas Amigas.

Estudo apresentado no European Cancer Congress (ECC2013), em Amsterdam, Holanda, indicou que quanto maior o orçamento em saúde maior é a chance de cura da doença . O estudo mostrou que a mamografia traz forte impacto nas taxas de sucesso na luta contra o câncer de mama.

Os resultados também descreveram disparidades entre os valores alocados para a saúde entre países e mostraram a existência de forte correlação entre esses valores e a chances de sobreviver ao câncer. No Brasil, o investimento em saúde é de US$ 107,00 por pessoa, enquanto a média mundial é de US$ 549,00.

Deixe um comentário