A importância da mamografia

Toda mulher que já teve caso de câncer de mama na família (parentes de 1º grau) ou que tem mais de 40 anos deve fazer a mamografia anualmente. O exame possibilita a detecção do câncer de mama e contribui para a redução da mortalidade pela doença, pois, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de cura.

Apesar de o assunto ser abordado frequentemente pela mídia, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a importância da mamografia. Se você é uma delas, este post foi produzido especialmente para você!

Por que a mamografia é importante para detectar o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que pode ser detectada em fase inicial, o que aumenta as chances de cura e facilita o tratamento. Por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas e façam o exame de mamografia ou ultrassom de mamas anualmente.

Muitas mulheres acometidas pela doença relatam o quanto foi importante que ela tenha sido detectada no estágio inicial.

Por isso, a mamografia não deve ser temida. Pelo contrário, deve ser vista como um importante recurso para detectar e diagnosticar o câncer de mama.

Quem deve fazer o exame?

Mulheres que tiveram casos de câncer de mama na família (mãe, tia e irmã), precisam ficar atentas e fazer a mamografia de acordo com orientação médica.

Quais os benefícios da mamografia?

Ao facilitar a detecção do câncer de mama em fase inicial, a mamografia contribui para que o tratamento da doença seja menos agressivo. Além de uma chance maior de preservar a mama, o tratamento clínico pode ser mais simples e o prognóstico da doença mais favorável.

Como o exame é feito?

O exame é feito em um aparelho chamado mamógrafo, onde as mamas da paciente são posicionadas e radiografadas. O exame gera imagens de alta qualidade que são analisadas por médicos radiologistas em busca de evidências de câncer de mama.

Além de identificar a presença de nódulos e cistos, a imagem obtida também permite a visualização de microcalcificações que podem evidenciar o surgimento de um câncer de mama.

O exame é considerado simples. A paciente fica em pé junto ao mamógrafo e a mama é posicionada e comprimida entre duas placas. O procedimento completo dura cerca de 10 a 15 minutos.

A mamografia dói?

Embora seja um pouco desconfortável para algumas pacientes, a mamografia é essencial para se fazer um diagnóstico preciso sobre qualquer problema relacionado as mamas.

Para que você se sinta mais confortável durante o procedimento, agende-o depois do período menstrual, já que durante os períodos pré-menstrual e menstrual é possível que você sinta mais dor pelo fato das mamas estarem um pouco mais inchadas.

Quais as recomendações para a realização do exame?

A mamografia não exige nenhum preparo especial. Apenas evite utilizar creme ou talco nas mamas e axilas no dia em que for realizar o exame.

E você, já agendou sua mamografia este ano? Caso não tenha feito o exame e tiver mais de 40 anos, converse com o seu médico ou procure um posto de saúde próximo da sua casa.

Lembre-se o que a mamografia é o exame mais eficaz para se detectar o câncer de mama precocemente.

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para a gente nos comentários!

Deixe um comentário