Parceiros
Todos juntos contra o câncer de mama.

A Américas Amigas foi criada sobre um ideal: Juntas contra o câncer de mama.

Nós sempre soubemos que a forma mais eficiente de combater uma doença tão grave quanto o câncer é reunindo o máximo de ajuda possível. Por conta disso nós temos parceiros importantíssimos que nos auxiliam e viabilizam ações que mudam vidas em toda a América Latina.

São esses parceiros que, ao lado de nossos apoiadores, voluntários e doadores fazem com que a prevenção e o tratamento cheguem a mulheres que antes não tinham acesso a isso.

CONHEÇA nossos parceiros nessa luta contra o câncer

Mulheres
de Peito

http://mulheresdepeito.com

APRESENTAÇÃO

O rastreamento precoce do câncer de mama é ação fundamental para garantir tratamento às mulheres vítimas da neoplasia, que mais afeta a população feminina no Brasil. Em toda a Paraíba são mais de 300 mil mulheres com idade de rastreamento (com idade a partir dos 40 anos) e, segundo dados os números de mamografias realizadas ainda estão muito abaixo do recomendado pela OMS. O número de óbitos por câncer de mama é alto ainda, em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio por falta de acesso aos exames e informação. Vislumbrando a grande dificuldade de acesso à mamografia, bem como a falta de recursos para consultas e biópsias encontradas por mulheres carentes, surge o Projeto Mulheres de Peito.

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O ideário do Projeto Mulheres de Peito teve seu início em meados de 2013, de iniciativa da Médica Mastologista, Dra. Cristiane Santos Araújo e do Pároco da Igreja Católica, Pe. Severino Firmino, com objetivo de rastrear mulheres carentes, acima de 40 anos com suspeita de câncer de mama, em busca do diagnóstico precoce, proporcionando atendimento, exames e tratamento necessários para o diagnóstico, dando às mesmas uma chance de cura, com o objetivo de minorar o elevado índice de mortalidade de mulheres com câncer de mama na região do Curimataú e Seridó Paraibano. No decorrer dos anos, o Projeto Mulheres de Peito avança para o Cariri e demais regiões do Estado da Paraíba. No ano de 2016, após reunião realizada por membros da sociedade civil dos municípios de Campina Grande e Cuité-PB, resolveram regularizar a causa da Mulher, constituindo assim a Associação MULHERES DE PEITO.

Orienta
Vida

https://www.orientavida.org.br

A Orientavida foi fundada em 08 de novembro de 1999. O trabalho começou pequeno, ensinando bordados. Os primeiros produtos foram bordado em bolsas. Os resultados iniciais foram surpreendentes e bem aceitos no mercado. Desde sua fundação, a ONG firma sua marca através de ótimas parcerias, participação em feiras, envio de produção de suas coleções para todos os estados do país.

Já capacitaram milhares de mulheres nestes anos todos e, além do projeto geração de renda na sede da ONG, interior de São Paulo, ministram as técnicas de bordado, corte e costura em presídios femininos, onde muitas mulheres trabalham em seus produtos e recebem os benefícios por isso. São licenciados da Walt Disney, o que muito orgulha e proporciona a criação de lindas coleções como Alice no País das Maravilhas, Mickey, Star Wars, Oz, entre outras franquias.

Em destaque também as campanhas e projetos desenvolvidos pela ONG, como o Pense Rosa (prevenção ao câncer de mama), Exposição Alice (projeto cultural em parceria com Disney), Ação com Editora Luste (projeto cultural que nos ajuda a estimular e propor acesso à leitura), Skate (projeto esportivo, que propõe qualidade de vida aos jovens) Idosos (geração de renda e conscientização para terceira idade). Muitos setores, muito trabalho e um único objetivo: ajudar e modificar as dificuldades sociais.

TRF
(The Resource
Foundation)

http://resourcefnd.org

A TRF – The Resource Foundation – é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1987. Com sede na cidade de Nova York, atua como parceira e apoiadora de ONG´s baseadas nas Américas e no Caribe.

Ao formar parcerias com organizações sem fins lucrativos, cuidadosamente examinadas em 29 países, a TRF capacita as comunidades desfavorecidas a conquistar habilidades, conhecimentos e oportunidades que precisam para melhorar suas vidas.

Com seus serviços de doações ajudam para que os doadores concedam confiança e apoio para os países desses continentes, por meio de entidades parceiras que atendam a todos os requisitos legais e fiscais.

São mais de 370 organizações locais sem fins lucrativos, espalhadas por 29 países, o que possibilita uma capacidade de apoio a programas em toda a América Latina e Caribe, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida de milhões de indivíduos.

A TRF ajuda no fortalecimento de ONGs, fornecendo serviços de valor agregado para aprimorar suas capacidades organizacionais. Esses serviços incluem: verificação, representação, treinamento, visibilidade, redes, assistência técnica, capacitação, arrecadação de fundos, transferência de fundos e muito mais.

UICC
(Union for
International
Cancer Control)

http://www.uicc.org

A UICC – International Cancer Control – é uma União para o Controle Internacional do Câncer, fundada em 1933, com sede em Genebra, Suíça. É uma organização não governamental baseada em parcerias com membros que atuam como apoiadores de comunidades de saúde globais, com objetivo de acelerar a luta contra o câncer.

A União é membro de mais de 800 organizações em 155 países e parceira das principais sociedades de câncer do mundo, dos ministérios da saúde, dos institutos de pesquisa e dos grupos de pacientes.

A UICC faz parceria com seus membros, parceiros-chave, como: Organização Mundial da Saúde e Fórum Econômico Mundial, entre outros, com o intuito de combater o câncer em uma escala global, promover uma maior equidade e integrar o controle do câncer na agenda mundial de saúde.

A crescente base de membros da UICC tem mais de 1000 organizações em mais de 160 países e representa as principais sociedades mundiais de câncer, ministérios da saúde e grupos de pacientes. Inclui influentes decisores políticos, pesquisadores e especialistas em prevenção e controle de câncer e possui mais de 50 parceiros estratégicos.

A UICC se faz presente nas principais oportunidades de convocação, como a Cúpula dos Líderes do Câncer Mundial, o Congresso Mundial do Câncer e o Dia Mundial do Câncer, concentrando-se em:

  • Desenvolvimento de metas e indicadores específicos de tempo para medir a implementação nacional de políticas e abordagens para prevenir e controlar o câncer
  • Aumentar a prioridade concedida ao câncer na agenda global de saúde e desenvolvimento.
  • Promover uma resposta global ao câncer

Quer novidades?

Acompanhe nosso blog!