A Ação Mulheres Amigas Mês da Mulher 2023 teve 10 dias de duração com início em 8 de março, dia internacional da mulher e foi encerrada dia 19 de março.
Nos dias que antecederam a ação, além do envelopamento da Unidade Móvel, houve instalação de equipamentos e testes do mamógrafo
A primeira semana da ação aconteceu na sede do CEBASP -Comunidade Educacional de Base, localizada no Jaguaré, bairro da zona oeste de São Paulo. Além da Américas Amigas que realizou exames de detecção e diagnóstico de câncer de mama, contamos com a parceria da SAS Brasil, que por meio de sua Unidade Móvel viabilizou atendimentos em ginecologia e exames ginecológicos. Além dos atendimentos voltados à saúde da mulher, a SAS Brasil também realizou atendimentos de clinica médica, endocrinologia, psicologia, dermatologia, nutrição e viabilizou o retorno de crianças atendidas no projeto de oftalmopedriatriade 2019.
A segunda semana da ação, que teve apoio do Tenda Atacado, aconteceu em Carapicuíba, município da região Metropolitana de São Paulo. Nesta segunda etapa da ação, foram oferecidos na carreta exames e complementos de mamografia, ultrassons direcionados das mamas, exames clínicos, além de consultas e exames complementares para esclarecimento diagnóstico, realizados em laboratórios.
O Complexo do Alemão está localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é composto por quinze comunidades e tem população de cerca de 200 mil habitantes.
Uma parceria entre a Américas Amigas com a Daiichi Sankyo Brasil, a ação teve início em 8 de março de 2022, e percorreu as regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama para cerca de 4 mil mulheres, a partir de 40anos, em situação de baixa renda.
Apesar da interrupção prematura, até o dia 17 de março, 724 mulheres receberam atendimento na Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio, onde realizaram exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia.