Câncer de Mama

Direitos do paciente

Conheça todos os seus direitos como paciente.
SAIBA MAIS

Quais direitos eu tenho como paciente com câncer?

Além das preocupações com a doença em si, frequentemente aparecem também os problemas financeiros em razão do tratamento, dificuldade de locomoção para consultas com especialistas e exames, uso de medicamentos caros e, muitas vezes, afastamento do trabalho.
Existem obstáculos, mas vamos superá-los

A boa notícia é que existem entidades que nos ajudam a superar esses obstáculos!

Uma delas é a ABRALE. A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) desenvolveu uma cartilha completa com todos os direitos do paciente com câncer, que estão previstos na legislação brasileira, para nos auxiliar na busca por nossos direitos de pacientes oncológicos.
Um desses direitos e que muitos pacientes não conhecem é o direito a medicamentos gratuitos

Caso seu médico solicite a utilização de um fármaco que não faça parte da lista do SUS, o próprio médico pode fazer um pedido especial para que ele seja formecido. Essa solicitação leva até 30 dias para ser respondida e você receberá a resposta por e-mail ou telegrama. Os remédios normalmente são solicitados diretamente pelos profissionais da saúde e retirados em locais específicos, indicados pelo SUS no e-mail ou telegrama que você receberá. Em caso de dúvida, informe-se no hospital ou ambulatório onde está recebendo tratamento ou na Secretaria Municipal de Saúde da região onde reside.

Nos casos de falta do medicamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria do SUS ou com as Assistentes Sociais do local em que você está sendo atendida.

Reforçamos a importância de seguir as orientações fornecidas pela equipe médica que está lhe atendendo.
Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Conheça os principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conheça os pontos que Américas Amigas apoia.
saiba mais

A Américas Amigas completa 15 anos!

Uma trajetória marcada por muito aprendizado e um desejo cada vez mais forte de ampliar a informação e conscientização a respeito do câncer de mama, e promover o acesso à detecção e diagnóstico da doença para a população em situação de vulnerabilidade social.
saiba mais

JR Business: CEO da ONG Américas Amigas fala sobre trabalho de combate ao câncer de mama

Instituição atua para reduzir a mortalidade pela doença em todo o Brasil.
saiba mais