Câncer de Mama

Mamografia

O que é Mamografia e como fazer o exame?
SAIBA MAIS

O que é mamografia?

A mamografia é um tipo de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. A compressão da mama é necessária para que o tecido da glândula mamária seja adequadamente espalhado e eventuais nódulos e microcalcificações revelem-se e o exame seja efetivo.
// saiba tudo sobre a mamografia
Sobre a mamografia

Mamografia dói?

O eventual desconforto que pode acontecer é totalmente suportável e não deve ser uma barreira para que as mulheres deixem de fazer o exame, pois ele é fundamental para a obtenção de um diagnóstico ainda em fase inicial da doença.

Tipos de mamografia

  • Mamografia por rastreamento
  • Mamografia Digital
Mamografia por rastreamento

A mamografia pode ser de rastreamento, realizada para detectar precocemente qualquer lesão mamária, antes mesmo que a paciente ou o médico possam notá-las, ou pode ser de diagnóstico, usada para determinar qualquer alteração em relação a exames de rotina ou de rastreamento anteriores. Quando é apenas um exame de rastreamento são obtidas imagens de cada mama em dois ângulos diferentes, já quando é uma mamografia diagnóstica ela pode incluir a obtenção de imagens adicionais ou ainda vir acompanhada de outros exames complementares.
Mamografia Digital

Com o avanço da tecnologia surgiu a mamografia digital (computadorizada). Esse exame se assemelha ao convencional por usar raios-X na produção das imagens, porém o sistema converte a imagem numa foto digital que pode ser vista no monitor do computador. Com essa tecnologia nova, os exames tornaram-se mais rápidos e beneficiam tanto as pacientes, quanto os radiologistas que têm a possibilidade de manusear a imagem no computador.

Melhor período para fazer a Mamografia

De preferência o exame deve ser realizado uma semana após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. No dia do exame não é recomendado usar creme, talco ou desodorante.

A mamografia é realizada por uma técnica de radiologia, que é quem posiciona a mama da paciente no mamógrafo. As imagens são avaliadas por um médico radiologista que emite o laudo do exame. Um diagnóstico precoce da doença possibilita um tratamento menos agressivo e uma maior chance de cura. Não deixe de realizar sua mamografia conforme a prescrição do seu médico.

Muito importante: se tiver feito mamografia anteriormente, não esquecer de levá-la para comparação.
por que é importante a deteção precoce?
Porque é importante o diagnóstico precoce?

Quando o câncer de mama é detectado precocemente,as chances de cura da doença são de até 95%.

Por isso um de nossos pilares de atuação é levar a possibilidade do diagnóstico precoce para mulheres em situação de vulnerabilidade social que não têm acesso à mamografia. Por isso, veja em nosso calendário de ações a disponibilidade e locais para exames gratuitos.
Blog

Na luta contra o câncer de mama, a melhor arma é a informação.

Conheça os principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conheça os pontos que Américas Amigas apoia.
saiba mais

A Américas Amigas completa 15 anos!

Uma trajetória marcada por muito aprendizado e um desejo cada vez mais forte de ampliar a informação e conscientização a respeito do câncer de mama, e promover o acesso à detecção e diagnóstico da doença para a população em situação de vulnerabilidade social.
saiba mais

JR Business: CEO da ONG Américas Amigas fala sobre trabalho de combate ao câncer de mama

Instituição atua para reduzir a mortalidade pela doença em todo o Brasil.
saiba mais