A ação Mulheres Amigas é parte do Programa Américas Amigas de Doação de Exames de Detecção e Diagnóstico de Câncer de Mama e acontece ao longo do ano em todo Território Nacional. Além de doação de exames em clínicas, laboratórios e hospitais parceiros, a ação contempla atendimentos realizados em Unidades Móveis, que percorrem cidades em todo o Brasil.
Sobre as ações Mulheres Amigas Outubro Rosa e TJCC 2022
Iniciada no final de setembro, a trajetória da Unidade Móvel no estado de São Paulo, se estendeu até o início do mês de dezembro de 2022. Foram 83 dias de jornada e 61 dias de atendimento, levando informação, detecção e diagnóstico de câncer de mama às populações e comunidades do Real Park, Paraisópolis, Carapicuíba, Jundiaí, Guarulhos, Mauá, Ferraz de Vasconcelos, Potim e São Sebastião, além de assistência a mulheres privadas de liberdade e agentes das penitenciárias femininas COREMETRO em São Paulo e COREVALI em Tremembé, interior do estado.
Ação Mulheres Amigas no TJCC
Viabilizada, graças a uma parceria inédita entre a Américas Amigas, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e a farmacêutica Daiichi SankyoBrasil, a ação Mulheres Amigas chegou ao TJCC em 2022. Durante a realização do 7º congresso Todos Juntos Contra o Câncer, mulheres de comunidades do Real Park e funcionárias terceirizadas do complexo WTC tiveram acesso a exames gratuitos de mamografia. A inciativa também possibilitou que participantes do congresso visitassem a Unidade Móvel e se inteirassem sobre o trabalho desenvolvido pela Américas Amigas.
AGRADECIMENTO ESPECIAL
Fica aqui nossa mais que merecida homenagem a MerulaSteagall, idealizadora do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, presidente e fundadora da Associação Brasileira de Linfoma (Abrale). Seu trabalho incansável em prol da melhora das condições da saúde em nosso País foi um exemplo e uma inspiração para nossos esforços e certeza de que juntas podemos salvar muitas vidas.
O Complexo do Alemão está localizado na zona norte do Rio de Janeiro, é composto por quinze comunidades e tem população de cerca de 200 mil habitantes.
Uma parceria entre a Américas Amigas com a Daiichi Sankyo Brasil, a ação teve início em 8 de março de 2022, e percorreu as regiões norte, nordeste e centro-oeste do país, levando exames gratuitos de detecção e diagnóstico do câncer de mama para cerca de 4 mil mulheres, a partir de 40anos, em situação de baixa renda.
Apesar da interrupção prematura, até o dia 17 de março, 724 mulheres receberam atendimento na Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Patrocínio, onde realizaram exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia.