CAMPANHA ALERTA MULHERES SOBRE A NECESSIDADE DA MAMOGRAFIA.
Em parceria com a Américas Amigas, serão doadas mais de 500 mamografias
O lançamento da campanha Pense Rosa edição 2016 aconteceu na manhã desta terça-feira (27), na cidade de Potim.
A ONG Orientavida, responsável pelo desenvolvimento do projeto em todo o Brasil, faz um alerta para a mobilização quanto ao câncer de mama, promovendo a realização de exames e acompanhando os resultados das pacientes.
O evento teve a parceria da Américas Amigas, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que surgiu em 2009 a partir da iniciativa de Barbara Sobel, esposa do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, atualmente embaixadora do projeto. “Uma das razões que me fez querer fazer esse trabalho foi saber que 42% das mulheres que tem câncer de mama no Brasil morrem. Nos Estados Unidos são 16%, aqui se descobre o câncer muito tarde”, diz.
Pense Rosa alerta e mobiliza mulher quanto à prevenção do câncer de mama.
A organização doou mais de 500 mamografias que foram destinadas à região de Potim, Guaratinguetá e Aparecida. De acordo com Barbara, a escolha das cidades veio através de contatos pessoais e os exames foram destinados a pacientes que já estavam há muito tempo esperando pelo exame.
Segundo a organização, já foram realizadas mais de 500 mil mamografias e cerca de 440 mil mulheres foram atendidas em 12 estados brasileiros. Ao todo, 23 mamógrafos foram doados para o setor de saúde.
Milene de Oliveira, de 26 anos, diz que foi ao evento para aprender mais sobre a doença. “Eu sou manicure, lido com muitas mulheres todos os dias, algumas tem até medo de fazer o exame. É bom ter informação porque assim eu posso repassar para elas”, ressalta.
Sobre o evento, o prefeito de Potim relatou: ” Estou muito feliz em saber que temos hoje aqui a presença de várias pessoas ilustres, que deixaram seus afazeres, a correria do dia a dia para estar pensando na vida”. Estiveram presentes também Maristela Siqueira Macedo, Diretora Técnica da Divisão Regional de Saúde do Drs XVII, em Taubaté, e Silvana Bauducco, representante da marca Bauducco, patrocinadora da campanha.
Outubro Rosa está chegando, seja uma empresa que salva vidas
Esse movimento internacional vai além de uma simples campanha; é uma mobilização global que busca sensibilizar e educar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que, quando detectada a tempo, tem grandes chances de tratamento e cura.
A ação “Mulheres Amigas no Outubro Rosa” ocorreu de 1º a 31 de outubro em municípios da Grande São Paulo e viabilizou exames de mamografia e ultrassom diagnóstico para 1.865 mulheres em situação de vulnerabilidade social.