O rastreamento precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento de mulheres vítimas da neoplasia, que mais afeta a população feminina no Brasil. Em toda a Paraíba são mais de 300 mil mulheres com idade de rastreamento (a partir dos 40 anos) e o número de mamografias realizadas ainda está muito abaixo do recomendado pela OMS. O número de óbitos por câncer de mama, por outro lado, continua alto em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles a descoberta tardia por falta de acesso aos exames de detecção e diagnóstico, embora a qualidade dos exames de mamografia também possa ter um impacto bastante negativo na detecção da doença, mesmo que a mulher tenha acesso ao exame.
E foi pensando na qualidade dos exames de mamografia que no ano de 2017 a Américas Amigas iniciou sua atuação na Paraíba. Na época, técnicas de todos os serviços públicos e filantrópicos do estado foram convidadas a participar de curso de capacitação e treinamento em mamografia, realizado no Departamento de Prevenção do Hospital de Amor de Barretos e com custos pagos integralmente pela Américas Amigas.
E com o sucesso dessa primeira empreitada, a Américas Amigas iniciou uma parceria com a ONG Mulheres de Peito de Campina Grande e passou também a doar exames de mamografia no estado.
Desde então o projeto conjunto “Pintando a Paraíba de Rosa” vem crescendo e além da doação de exames o treinamento de profissionais foi estendido à atenção básica de saúde beneficiando também agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos.
No ano de 2018 além da doação de mamografias, ultrassonografias e consultas o projeto passou também a doar exames de biópsia, análises de anatomopatológico, imunohistoquímico e fish.
Com todo esse esforço e apoio de serviços de saúde como IMAGO e o UCD Campina Grande o impacto do projeto "Pintando a Paraíba de Rosa" entre 2017 e 2020 já é muito expressivo:
doação de mais de 400 consultas, 563 mamografias, 100 ultrassonografias, 100 biópsias, 196 Análises de Anátomopatológico e 170 de Imunohistoquímico, capacitação de 145 profissionais da atenção básica de saúde
E agora, comemoramos mais uma conquista da luta contra o câncer de mama na Paraíba.
Esta semana será inaugurado o Espaço Saúde da Mulher do Hospital Dr. Hercílio Rodrigues no município de Areia. Além de consultas e cirurgias de nódulos benignos, as mulheres de Areia e municípios vizinhos terão acesso a exames de detecção e diagnóstico de câncer de mama.
O novo serviço se torna realidade graças a esforços conjuntos da Prefeitura Municipal de Areia, Associação SOS Dr. Hercílio Rodrigues, Associação Mulheres de Peito de Campina Grande e Américas Amigas, que doou o mamógrafo e contribuirá com parte do custo dos exames realizados no novo serviço.
Outubro Rosa está chegando, seja uma empresa que salva vidas
Esse movimento internacional vai além de uma simples campanha; é uma mobilização global que busca sensibilizar e educar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que, quando detectada a tempo, tem grandes chances de tratamento e cura.
A ação “Mulheres Amigas no Outubro Rosa” ocorreu de 1º a 31 de outubro em municípios da Grande São Paulo e viabilizou exames de mamografia e ultrassom diagnóstico para 1.865 mulheres em situação de vulnerabilidade social.