Conscientização
voltar ao blog
3.3.2020

Cuidados para pacientes oncológicos em tempos de coronavírus

Por todo o mundo, o assunto que vem tomando a capa das revistas, jornais e portais é o novo coronavírus. O novo vírus já afeta países em todos os continentes, fazendo com que a OMS declarasse a doença como uma pandemia.

Embora a taxa de mortalidade não seja considerada alta, os números de vítimas fatais aumentaram consideravelmente nos últimos dias devido ao crescimento do contágio. Portanto, é preciso ter o máximo de cuidado possível. 

Além da facilidade de proliferação do vírus, existe um outro ponto de extrema importância que tem sido reafirmado a todo momento: os grupos de risco. Além de idosos, pacientes com câncer precisam tomar cuidados extras devido à baixa imunidade causada, muitas vezes, pelo tratamento contra a doença.

Separamos alguns cuidados que devem ser tomados por pacientes oncológicos durante a quarentena. Acompanhe:

Contaminação

Mesmo estando classificado em um ou mais grupos de risco, a forma de contaminação e a probabilidade de contrair a doença são as mesmas, segundo Luis Fernando Aranha Camargo, médico infectologista do Hospital Albert Einstein e da Universidade Federal de São Paulo. 

O grande problema é qual o impacto o vírus pode ter nessas pessoas e a gravidade dos sintomas desenvolvidos por quem já está com a saúde fragilizada. Segundo a OMS, a taxa de mortalidade nos pacientes com câncer chega a 5,6%, mais que o dobro da média geral, que aponta para 2,3%. 

As orientações para evitar a contaminação são as mesmas para todos, seguindo os protocolos orientados pela própria Organização Mundial da Saúde. Higienizar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir com o antebraço são medidas essenciais. Além disso, o isolamento social tem sido adotado em todo mundo como forma de evitar que o vírus se alastre. 

Para pacientes em tratamento contra câncer e seus familiares, é de extrema importância que esses cuidados sejam ainda mais reforçados.

Pacientes em tratamento e já curados

Ainda segundo o infectologista, pacientes que já passaram por tratamento e estão curados do câncer geralmente apresentam quadros imunológicos similares às pessoas que nunca tiveram a doença, portanto, não há necessariamente um risco mais grave.

É importante, no entanto, seguir as orientações de isolamento social e higiene e ficar atento aos sintomas, visto que a situação pode variar de caso para caso. Pacientes em tratamento podem estar mais suscetíveis à forma mais grave do risco, portanto as medidas de prevenção devem ser redobradas. 

Segundo André Murad, oncologista e pós doutor em genética, o aumento nas chances de contração da forma mais agressiva do vírus se dá tanto pela própria doença quanto pelo tratamento. 

A quimioterapia e radioterapia atuam atacando tanto as células cancerígenas quanto as células de defesa, o que torna o sistema imunológico mais fraco e reduz a força de combate do corpo contra infecções. 

Recomendações

No momento atual, as recomendações valem para todos, estando em quadro de risco ou não. Evitar idas ao pronto-socorro sem necessidade eminente e principalmente seguir as orientações de higiene para o paciente e as pessoas com que ele for ter contato é fundamental.

Ao contrário do que alguns pacientes podem pensar, a paralisação do tratamento de quimioterapia ou radioterapia não é recomendável para fortalecer o corpo em combate ao coronavírus. Segundo o oncologista Leandro Ramos, o interrompimento do tratamento só deve ser realizado caso o médico especialista constate a real necessidade da suspensão. 

Com o tratamento interrompido, há grandes chances do retorno do câncer, enquanto o coronavírus pode ser combatido de forma mais intensiva mesmo durante o tratamento com radioterapia e quimioterapia. 

O COVID-19 está afetando o mundo inteiro e as vidas de bilhões de pessoas. As orientações devem ser seguidas por todos, em especial pessoas que se enquadrem em grupos de risco. A luta contra o câncer já é, por si só, uma batalha para o paciente, familiares e amigos e, deve-se ter cuidado redobrado para evitar que o quadro possa se agravar em momentos como este. 

Confira o nosso blog e conheça mais sobre o nosso projeto na luta contra o câncer de mama. 

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Por que sua empresa deve apoiar a Américas Amigas: benefícios e impacto na Agenda 2030

Empresas que alinham suas operações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, não apenas fortalecem sua responsabilidade social corporativa, mas também demonstram um compromisso real com um futuro sustentável.
saiba mais

Apoie a Américas Amigas: responsabilidade social que salva vidas

No cenário corporativo atual, o compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade e as práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam se destacar como líderes em impacto social.
saiba mais

Paciente com câncer de mama, conheça seus direitos e saiba como acessá-los

A luta contra o câncer de mama vai além dos desafios médicos. Conhecer e acessar os direitos garantidos por lei é muito importante na hora de assegurar o melhor tratamento e conquistar mais qualidade de vida.
saiba mais