Conscientização
voltar ao blog
6.5.2019

Por que a mamografia é tão importante?

A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e  diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

Confira o artigo da Sociedade Brasileira de Mastologia que explica em detalhes o estudo médico que comprova a importância da mamografia anual.

CÂNCER DE MAMA NO BRASIL E NO MUNDO

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e ocâncer de mama é o que mais mata mulheres. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos caso sdiagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.

Clique aqui para conferir o estudo da OMS.

O QUE É A MAMOGRAFIA E COMO É FEITA?

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVE SER FEITA A MAMOGRAFIA?

A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.

Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.

Clique aqui e veja o artigo da Sociedade Brasileira de Mastologia sobre a recomendação da mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Sobre a atuação da Américas Amigas e doações de exames de mamografia

A cada R$100,00 arrecadados, a Américas Amigas viabiliza uma mamografia para uma mulher de baixa renda. Isso poderá ajudá-la a ter um diagnóstico precoce, possibilitando uma maior chance de cura contra o câncer de mama.

Ajude-nos na luta contra o câncer de mama.

Para fazer sua doação, clique aqui!

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Por que sua empresa deve apoiar a Américas Amigas: benefícios e impacto na Agenda 2030

Empresas que alinham suas operações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, não apenas fortalecem sua responsabilidade social corporativa, mas também demonstram um compromisso real com um futuro sustentável.
saiba mais

Apoie a Américas Amigas: responsabilidade social que salva vidas

No cenário corporativo atual, o compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade e as práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam se destacar como líderes em impacto social.
saiba mais

Paciente com câncer de mama, conheça seus direitos e saiba como acessá-los

A luta contra o câncer de mama vai além dos desafios médicos. Conhecer e acessar os direitos garantidos por lei é muito importante na hora de assegurar o melhor tratamento e conquistar mais qualidade de vida.
saiba mais