Conscientização
voltar ao blog
20.11.2018

Mitos e Verdades

Quando o assunto é câncer surgem tantas histórias que é até difícil identificar o que é realmente verdade.

Por isso vamos listar alguns mitos e verdades que surgem sobre esse tema.

VERDADE: Atividade física previne o câncer independente da perda de peso?

Se praticassem mais atividades físicas, os brasileiros poderiam evitar 10 mil casos da doença por ano*. 30 minutos de atividade física por dia ou até menos podem equilibrar os níveis de hormônios, reduzir o tempo de trânsito gastrointestinal (reduzindo o tempo de contato com substâncias cancerígenas), além de fortalecer as defesas do organismo.

Nesse post do blog a gente fala desse tema em maior profundidade: clique aqui.

MITO: Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer?

Uma alimentação saudável e balanceada pode auxiliar na prevenção e até no tratamento do câncer. Mas, infelizmente não há prova científica de que a ingestão de alimentos específicos possa curar o câncer.

VERDADE: Grande parte dos refrigerantes possui um corante que possivelmente favorece a formação do câncer?

Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), os refrigerantes contêm uma substância chamada 4-MI(4-metil-imidazol) que é possivelmente cancerígena. O 4-MI é subproduto do corante caramelo IV que está presente nos refrigerantes, especialmente as colas.

MITO: Exposição a forno micro-ondas pode provocar câncer?

O forno de micro-ondas libera uma radiação não ionizante, que pode ser cancerígena para os seres humanos. Porém, a estrutura dos fornos micro-ondas é preparada para que a radiação não escape para o ambiente externo. Por isso é muito importante seguir as instruções de uso do aparelho e jamais usar aparelhos enferrujados internamente. Evite fechar a porta do forno de micro-ondas enquanto ele ainda está úmido após sua utilização.

 

Procure sempre fontes de informações confiáveis e certificadas por órgãos fiscalizadores para ter acesso a orientações corretas na prevenção e tratamento do câncer.

Você também sabia que a incidência do câncer de mama tem aumentado ano a ano e que a chance de cura pode estar na detecção e diagnóstico precoce da doença?
Quando diagnosticado precocemente a chance de cura do câncer de mama são de até 95%.

E se você pudesse se juntar a Américas Amigas e doar uma mamografia a uma pessoa de baixa renda que não teria acesso ao exame se não fosse pela sua ajuda?

Basta fazer uma doação de qualquer valor aqui em nosso site.


A cada R$100,00 arrecadados, a Américas Amigas viabiliza uma mamografia para uma mulher de baixa renda. Isso poderá ajudá-la a ter um diagnóstico precoce, possibilitando uma maior chance de cura contra o câncer de mama.


Ajude-nos na luta contra o câncer de mama.

Para fazer sua doação, clique aqui!

 

*Os dados da investigação, feita em parceria com as universidades de Harvard (EUA), Cambridge (Inglaterra) e Queensland (Austrália), resultam do cruzamento entre número de ocorrências dos dois tipos da doença com as informações da última Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2013.

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Por que sua empresa deve apoiar a Américas Amigas: benefícios e impacto na Agenda 2030

Empresas que alinham suas operações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, não apenas fortalecem sua responsabilidade social corporativa, mas também demonstram um compromisso real com um futuro sustentável.
saiba mais

Apoie a Américas Amigas: responsabilidade social que salva vidas

No cenário corporativo atual, o compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade e as práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam se destacar como líderes em impacto social.
saiba mais

Paciente com câncer de mama, conheça seus direitos e saiba como acessá-los

A luta contra o câncer de mama vai além dos desafios médicos. Conhecer e acessar os direitos garantidos por lei é muito importante na hora de assegurar o melhor tratamento e conquistar mais qualidade de vida.
saiba mais