Conscientização
voltar ao blog
19.11.2019

O Novembro Azul na batalha contra o Câncer de Próstata

O câncer depróstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. O que traz ainda mais preocupação é que, mesmo com esse dado alarmante, a maioria dos homens não fala sobre o assunto, nem mesmo busca se prevenir da doença.

Pensando em conscientizar a população, principalmente masculina, quanto à importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi idealizado o Novembro Azul, campanha que mobiliza a socirdade na batalha contra essa doença anualmente, ao redor do mundo.

O Câncer de Próstata

A Próstata é o foco do tumor. Trata-se de uma glândula que envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença se manifesta a nível celular, quando ocorre o crescimento descontrolado de células, que podem formar tumores na região da próstata.

Esse crescimento, na maioria das vezes, é lento e pode não dar sinais. É uma doença silenciosa, tornando o exame preventivo e a atenção aos sinais ainda mais importantes. Porém, nem sempre o crescimento é lento, pois em alguns casos ocorre a metástase, que é quando o tumor se espalha rapidamente para outros órgãos e causa a morte.

Estima-se que 1 em cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. Mas é possível tratar da doença caso ela seja identificada no estágio inicial. Para confirmá-la é necessário fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal.

Por isso é importante procurar um médico especialista e fazer o seu exame preventivo caso o homem tenha mais de 40 anos.

O movimento

Antes do surgimento do movimento no Brasil, conhecido como Novembro Azul, ele já existia em diversos lugares do mundo, conhecido como Movember. O Movember foi criado por 2 amigos australianos em 2003, Travis Garone e Luke Slattery. O objetivo da campanha era levantar fundos para combater o câncer de próstata, utilizando para isso os bigodes.

Quando os homens deixavam a sua barba crescer, eles automaticamente economizavam o dinheiro que serviria para comprar o creme de barbear e o barbeador e poderiam usar esse dinheiro para ajudar na prevenção do câncer de próstata. Além dos bigodes chamarem a atenção dos curiosos, que viriam a ser novos bigodudos a favor do movimento, a campanha arrecadava fundos para combater o câncer de próstata.

O Novembro Azul no Brasil

Aqui no Brasil, a divulgação do Novembro Azul começou em 2008, é inspirada tanto no Movember como no Outubro Rosa.

Como reduzir as chances de se ter Câncer de Próstata

  • Estimule seu companheiro a adotar hábitos saudáveis, fazer seus exames regularmente e ficar atento a qualquer alteração em sua urina.
  • Você que é homem, principalmente acima de 40 anos, aproveite esse chamado e faça o exame de próstata o quanto antes!
  • A saúde não deve ficar para depois

Fonte: INCA / Ministério da Saúde / Instituto Lado a Lado pela Vida

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Por que sua empresa deve apoiar a Américas Amigas: benefícios e impacto na Agenda 2030

Empresas que alinham suas operações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, não apenas fortalecem sua responsabilidade social corporativa, mas também demonstram um compromisso real com um futuro sustentável.
saiba mais

Apoie a Américas Amigas: responsabilidade social que salva vidas

No cenário corporativo atual, o compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade e as práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam se destacar como líderes em impacto social.
saiba mais

Paciente com câncer de mama, conheça seus direitos e saiba como acessá-los

A luta contra o câncer de mama vai além dos desafios médicos. Conhecer e acessar os direitos garantidos por lei é muito importante na hora de assegurar o melhor tratamento e conquistar mais qualidade de vida.
saiba mais