Conscientização
voltar ao blog
12.4.2021

O uso de protetor de tireoide é necessário para realizar a mamografia?

A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa (menor que 1% da dose recebida pela mama).


Isto equivale a 30 minutos de exposição à radiação recebida a partir de fontes naturais (por exemplo, meia hora de sol na praia).


Assim, o risco de indução de câncer de tireoide após uma mamografia é insignificante (menos de 1 caso a cada 17 milhões de mulheres que realizarem mamografia anual entre 40 e 80 anos)
Além disso, o protetor de tireoide pode dificultar a realização da mamografia (posicionamento) e levar à necessidade de repetições do exame.


Portanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia não recomendam o uso do protetor de tireoide em exames de mamografia.

Galeria de imagens

No items found.

Veja também

Por que sua empresa deve apoiar a Américas Amigas: benefícios e impacto na Agenda 2030

Empresas que alinham suas operações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, não apenas fortalecem sua responsabilidade social corporativa, mas também demonstram um compromisso real com um futuro sustentável.
saiba mais

Apoie a Américas Amigas: responsabilidade social que salva vidas

No cenário corporativo atual, o compromisso com a responsabilidade social, a sustentabilidade e as práticas ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam se destacar como líderes em impacto social.
saiba mais

Paciente com câncer de mama, conheça seus direitos e saiba como acessá-los

A luta contra o câncer de mama vai além dos desafios médicos. Conhecer e acessar os direitos garantidos por lei é muito importante na hora de assegurar o melhor tratamento e conquistar mais qualidade de vida.
saiba mais