Madrinha do Outubro Rosa, Ticiane Pinheiro conduz debate sobre importância da autoestima no tratamento e nos relacionamentos de mulheres com câncer de mama.
Momento e técnica ideais da reconstrução mamária, ressignificação do corpo e da sexualidade são dúvidas frequentes e nem sempre esclarecidas para pacientes, antes, durante e após o tratamento.
Por outro lado, para ampliar o olhar da sociedade sobre a importância de cuidar do amor-próprio, da autoconfiança e dos relacionamentos com os parceiros de pacientes com câncer de mama, a ONG Américas Amigas convidou sua madrinha Ticiane Pinheiro, jornalista e apresentadora, para conduzir um bate papo sobre a autoestima dessas mulheres. Conforme o evento realizado em São Paulo, trouxe os esclarecimentos do doutor em cirurgia plástica, Marcelo Olivan e o relato de Flávia Flores, ex-modelo e fundadora da ONG Quimioterapia e Beleza.
Segundo Ticiane Pinheiro, “Quando o assunto é reduzir a mortalidade do câncer que mais mata mulheres, todo esforço é valioso. Só para exemplificar, parte importante desse trabalho é aumentar a autoestima das pacientes. Acredito que a mulher que fica mais bonita para si mesma acaba se gostando mais, se cuidando mais”, enfatiza. Para Mauricio Michelotto, CEO da Outlet Lingerie, rede de lojas ligada ao universo feminino, “O envolvimento de todos na campanha é fundamental”. Todavia, não só de mulheres e pacientes, mas também dos familiares e de toda a sociedade. Todos nós temos que nos engajar e ajudar de alguma forma. Por isso, auxiliamos na realização desse evento e direcionamos recursos à Américas Amigas.” Por consequência, durante todo o mês, parte da renda com a venda, assinado pela Ticiane Pinheiro, será revertida para a ONG.
O Dr. Marcelo Olivan, que atua no Instituo do Câncer em São Paulo, concorda com Ticiane Pinheiro e com o empresário. É muito importante buscar formas de manter a autoestima e vaidade usando maquiagem, ou roupas para se sentir bem. “As mulheres com baixa autoestima têm mais dificuldade em aderir ao tratamento e de manter a frequência nas sessões de quimio e radioterapia”, justifica. “Além disso, é muito importante o apoio do parceiro. Ele precisa estar consciente de que o toque só vai fazer bem a essa mulher”, complementa.
Sobre a reconstrução, a conduta médica mais avançada recomenda a cirurgia no ato da mastectomia(retirada parcial ou total da mama com as células malignas). No entanto, nem sempre é possível, devido a inúmeros fatores clínicos. “Há ainda, diferentes tipos de implantes e procedimentos cirúrgicos, de acordo com o tamanho das mamas, anatomia, entre outras variáveis”, detalha o cirurgião.
Flávia Flores ressalta que a questão da autoestima para pacientes com câncer de mama engloba a construção de um novo relacionamento dessas mulheres. Tanto nos âmbitos afetivos e sexuais e que esses são aspectos comumente negligenciados, durante o tratamento. “Além da perda de libido, é comum que as mulheres não queiram que ninguém as vejam nuas. Por isso o parceiro é fundamental”. Nos EUA, termo “oncosexology” (oncosexologia) já é debatido e trata a sexualidade dos pacientes com câncer, no Brasil a pauta é excluída. “Ajuda psicológica, atividade física, imaginação, acessórios são importantes para melhorar a relação sexual do casal”, indica.
Para a presidente da ONG Américas Amigas, Francisca Harley: “O Outubro Rosa é uma oportunidade única para disseminarmos a conscientização em relação ao câncer de mama, mas o nosso trabalho não para.
Embora muita gente ainda não saiba, a mamografia é a principal forma de detectar a doença precocemente. Surpreendentemente, possibilitando até 95% de chances de cura. É por isso que continuamos nessa luta e ter ao nosso lado personalidades como a Ticiane, a Outlet Lingerie e o Café Suplicy é motivo de muita satisfação para nós”.
Neste Outubro Rosa, a Américas Amigas convidou a todos para o movimento #OLHARDOBEM. Com publicações nas redes sociais de qualquer pessoa com o uso da #OLHARDOBEM. Usando uma peça cor de rosa para lembrar da importância do diagnóstico precoce e estimular doações para aquisição de mamógrafos. Por isso, a ONG convida para o engajamento dessa ação como forma de ampliar a conscientização sobre a doença.
Somos uma organização não governamental que luta pela diminuição do número de mortes por câncer de mama no Brasil. Especialmente entre a população de baixa renda.
Fundada em 2009, a ONG já beneficiou mais de 13 estados brasileiros por meio da doação de 23 mamógrafos a hospitais públicos e instituições de saúde filantrópicas. Já ofereceu mais de 700 mil exames de mamografia e 16 mil horas de treinamento e capacitação para profissionais de mamografia. Enfim, para saber mais sobre a Américas Amigas, acesse: https://americasamigas.org.br
A Outlet Lingerie é uma rede de lojas especializada no segmento de lingeries e sleepwear. A proposta da empresa é levar ao consumidor as mais bem conceituadas marcas do país a preços de outlet. Além disso: sem defeitos.
Ao mesmo tempo, os preços são atrativos e os descontos vão até 70% em relação aos valores originais.
Estarão sempre marcados nas etiquetas para que a cliente possa comparar o desconto. Não apenas conta com a Outlet Lingerie que tem lojas em todo país, e possui uma equipe de vendas especializada. Orientando consumidoras à escolha das melhores peças.
Em outubro de 2012, após o diagnóstico de câncer de mama, Flávia Flores criou a página “Quimioterapia e Beleza”. Tornando-se referência para mulheres que enfrentam o diagnóstico e tratamento de câncer, com informações sobre beleza, autoestima e bem-estar.
Em dezembro de 2015, constituiu o Instituto Quimioterapia e Beleza, composta por diretoria voluntária e profissionais. Dessa forma sua visão é fazer mais feliz e significativa a VIDA de todas as pessoas que passam pelo câncer.
Além disso, fundou o Banco de Lenços Flavia Flores, unidade de ação do Instituto Quimioterapia e Beleza. Recebendo lenços e tratando-os e os encaminha parta todas as mulheres que solicitam pelo site.
É Embaixadora e Madrinha de projetos muito especiais: Banco de Lenços Flávia Flores, De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer (ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos) e McDia Feliz (Casa Ronald McDonald). É também colunista da versão brasileira do Jornal Huffington Post.
Para mais informações:
Tatiana Fanti – Assessoria de Imprensa e Relações Públicas
tatiana@primadonnacomunica.com.br